Nosso Blog

CEO da NINA participa de webinar da ONU sobre smart cities

O convite foi feito para Simony César, Diretora Executiva da empresa, após a publicação da NINA como case de referência global no Handbook on Smart Urban Innovations, publicação da UNDP - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

Apesar da seriedade e comprometimento diário de todos que fazem parte do time da NINA, se há alguns meses alguém nos falasse que estaríamos participando de um evento da ONU mundial, a gente não acreditaria. Mas foi justamente isso que aconteceu nesta terça-feira (14/12). Nossa diretora, Simony César, foi convidada a fazer parte do webinar “Towards a new concept of ‘Smart City’”, realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNPD), para discutir sobre smart cities, inovação e cidades habitáveis para todos.

A lista de painelistas foi composta por importantes referências mundiais em planejamento urbano e inovação. Além de Simony, o evento contou com a presença de Martin Ssekajja (Head of Information Technology at Kampala Capital City Authority - Uganda) e Niloy Banerjee (Resident Representative UNDP Malaysia).  Esse é um dos eventos super importantes da ONU, onde representantes do UNDP, especialistas em urbanismo, empresários e formuladores de políticas urbanas debatem ideias sobre parcerias e inovações para tornar as cidades cada vez mais inteligentes

NINA: case de referência mundial na construção de smart cities

O convite para webinar foi feito após a publicação da NINA como case de referência global no Handbook on Smart Urban Innovations, material desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento mundial para orientar e pautar representantes e tomadores de decisões quando o assunto é planejamento urbano e cidades seguras, sustentáveis e inclusivas.

Ganhamos uma página inteira no manual, que conta sobre a história da empresa e como nosso trabalho foi desenvolvido na prática na cidade de Fortaleza (CE).

Durante sua fala, Simony também explicou sobre todo o funcionamento da NINA, além dos principais objetivos para a construção de espaços urbanos mais seguros e os obstáculos que empreendedores sociais precisam enfrentar  para serem contratados pelo poder público, especialmente no Brasil.

E o que tudo isso significa para nós?

De imediato, significa uma grande conquista para a nossa startup. Afinal, ser notado pela ONU não é pouca coisa, não é mesmo? 

Para nossa fundadora, estar presente em um manual de referência global e de grande importância como o handbook da ONU é fundamental para a nossa jornada em busca de cidades mais inteligentes e seguras para todas as pessoas. “Quando criança, meu sonho era trabalhar nas Nações Unidas. Hoje, os sonhos são outros, mas conquistamos essa oportunidade de ter o trabalho da NINA como referência pela ONU, uma instituição de grande importância para o combate das desigualdades ao redor do mundo. Essa é uma importante vitória para quem tem as origens suburbanas como eu”, explica Simony.

Dar o combustível a um empreendimento social não é uma tarefa fácil, principalmente quando tratamos de um tema ainda tão delicado como a violência de gênero e o assédio sexual. Mas reconhecimentos como esses nos fazem enxergar que estamos no caminho certo. A nossa jornada está apenas começando!

Como a NINA pode ajudar?

A NINA conta com diversos recursos que facilitam aos tomadores de decisão o enfrentamento de problemas como o assédio e a infraestrutura não apenas nos transportes, mas também nos espaços urbanos. Nossos dados influenciam resoluções importantes para os usuários e a mobilidade.

A nossa tecnologia:
- Aumenta a confirmação das denúncias;
- Amplia a quantidade de dados extraídos;
- Possibilita o cruzamento das informações;
- Oferece um painel de controle eficiente e seguro;
- Permite uma melhor geolocalização dos usuários;
- Orienta vítimas e testemunhas no protocolo de atendimento;
- Atende às normas de privacidade dos dados de usuários (LGPD).

Com a utilização da NINA nas cidades, queremos incentivar um desenvolvimento sustentável dos ambientes urbanos, focando na qualidade de vida das pessoas e tornando-as protagonistas desse cenário. E isso inclui garantir o direito de locomoção e ocupação de espaços para todos.


Compartilhar: