Nosso Blog

3 serviços da NINA que vão ajudar a sua empresa

Apoiar práticas que impactam a sociedade é um diferencial na concorrência e na hora de atrair mais clientes. A NINA fornece os dados que a sua empresa precisa para garantir a segurança das pessoas, além de fidelizar a clientela.

Site da NINA

Apoiar e adotar serviços que visam o impacto social já se tornou uma prática competitiva no mercado. De acordo com uma pesquisa do IPEC/Conecta, realizada em São Paulo, 62% dos consumidores estão dispostos a abandonar uma marca que já está fidelizada por outra que apoia causas sociais do seu interesse. Além disso, você sabia que 50% dos entrevistados relataram que Apoiar e adotar serviços que visam o impacto social já se tornou uma prática competitiva no mercado?

Um grande diferencial para as empresas e organizações é ter a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). O incremento das ações preventivas por parte da CIPA, consiste em observar e expor as condições de riscos nos ambientes de trabalho, solicitar medidas para diminuir e extinguir os riscos existentes ou até mesmo neutralizá-los.

Vale destacar, que uma empresa é obrigada por lei a contar com uma CIPA quando ela apresenta um quadro de funcionários com mais de 20 trabalhadores, independentemente do tipo de risco que a empresa possa oferecer ao trabalhador. A norma que regulamenta a necessidade de uma CIPA é a NR5.

E a partir de março de 2023, entrará em vigor a lei que determina que empresas que possuem CIPA adotem medidas de prevenção e combate ao assédio e outros tipos de agressões no ambiente de trabalho. E seu descumprimento estará sujeito a multa. 

Confira as principais medidas que devem ser adotadas pelas empresas:

  • Inclusão de regras no código de conduta e ética da empresa, com foco no combate ao assédio sexual;

  • Realização de ações de capacitação, orientação e sensibilização dos colaboradores;

  • Implementação de um canal padrão de denúncias eficaz.

Você sabia? A NINA pode te ajudar a se adequar às novas regras.  

A NINA surgiu com a proposta de ser um canal padrão de denúncias contra assédio e violência de gênero em espaços com grande circulação de pessoas. O nosso objetivo é coletar dados e, através deles, construir políticas públicas e tornar as cidades mais seguras e inclusivas para todos e todas. Mas, além do nosso canal, também oferecemos outros serviços para empresas, organizações e instituições, que são indispensáveis quando o assunto é atrair clientes estar alinhado com a nova legislação.

Continua a leitura para saber quais são!

1. Consultorias

A NINA oferece consultoria em políticas de mobilidade na perspectiva de gênero para empresas privadas e instituições públicas, elaboradas por especialistas, mestres e doutores no assunto. Com esse serviço, levamos informação e materiais educativos para que a organização esteja por dentro das discussões e necessidades atuais da sua cidade e/ ou estado quando o assunto é gênero, violência e mobilidade.  Com a consultoria, realizamos: 

  • Diagnóstico Organizacional: a pesquisa é realizada para que seja possível entender o desafio da empresa e articular ações que vão garantir a segurança das pessoas;

  • Definição de Protocolo: criação ou ajustes do protocolo padrão de atendimento, com a preparação de material para capacitar os funcionários da empresa;

  • Comunicação interna e externa: auxiliar a forma como a empresa dialoga com seus colaboradores e clientes finais sobre os temas já citados, treinando uma comunicação não-violenta, acolhedora e humanizada. 

  • Acompanhamento: monitoramento nos primeiros 6 meses após o início da operação da NINA, incluindo a geração de relatórios mensais com sugestões de otimização.

Assim, a organização estará preparada para modernizar a cultura da empresa e a forma como se comunica, destacando-se no mercado, fidelizando seus clientes e atraindo novos.

2. Treinamentos para Colaboradores

Os treinamentos para colaboradores são adaptados para cada perfil corporativo, sobre questões que envolvem a violência de gênero e o assédio sexual nos espaços urbanos, públicos ou privados, com materiais exclusivos e desenvolvidos pelo próprio Time NINA.

Dessa forma, os seus colaboradores saberão o que fazer ao terem conhecimento de algum caso de assédio ou violência de gênero e como denunciar através da plataforma da NINA. 

3. Canal padrão de denúncias NINA

O nosso canal de denúncias, além de funcionar via Whatsapp, pode ser integrado a qualquer plataforma, aplicativo, softwares, CCTVS e outros já existentes (como foi o caso do app Meu Ônibus Fortaleza, na nossa atuação na capital do Ceará em 2019). Com a integração de tecnologia, fica muito mais fácil coletar denúncias de assédio e violência de gênero na sua plataforma e utilizar os dados para combater o problema de forma real e eficaz. Esse serviço garante testes, acesso à plataforma Data-Driven para monitoramento dos dados e todo o suporte oferecido pelo Time da NINA.

Com o nosso canal padrão de denúncia, colaboradores e clientes finais se sentem mais seguros para denunciar, o que garante uma maior confiança na sua empresa e nos seus líderes.

Como a NINA pode ajudar?

A NINA conta com diversos recursos que facilitam aos tomadores de decisão o enfrentamento de problemas como o assédio e a infraestrutura não apenas nos transportes, mas também nos espaços urbanos. Nossos dados influenciam resoluções importantes para os usuários e a mobilidade.

A nossa tecnologia:

  • Aumenta a confirmação das denúncias;

  • Amplia a quantidade de dados extraídos;

  • Possibilita o cruzamento das informações;

  • Oferece um painel de controle eficiente e seguro;

  • Permite uma melhor geolocalização dos usuários;

  • Orienta vítimas e testemunhas no protocolo de atendimento;

  • Atende às normas de privacidade dos dados de usuários (LGPD).

Com a utilização da NINA nas cidades, queremos incentivar um desenvolvimento sustentável dos ambientes urbanos, focando na qualidade de vida das pessoas e tornando-as protagonistas desse cenário. E isso inclui garantir o direito de locomoção e ocupação de espaços para todos.

Conheça nossos serviços em nosso site ou entre em contato com a gente para saber mais em: com@ninamob.com. 

Vamos conversar?






Compartilhar: