Nosso Blog

NINA 2.0 completa 3 meses em Fortaleza

Após nova atualização, a NINA passou a coletar casos de assédio e importunação sexual nos transportes coletivos da capital cearense através do Whatsapp, em parceria com a Prefeitura do município.

NINA 2.0 em Fortaleza

Desde setembro desde ano, a NINA opera a sua versão 2.0 em Fortaleza (CE). A nova atualização trouxe aos usuários do transporte público do município cearense a possibilidade de denunciar casos de assédio e importunação sexual diretamente através do Whatsapp pelo número (85) 93300-7001. Com a atualização, as vítimas ou testemunhas da violência de gênero nos ônibus, pontos de paradas ou terminais, contam também com a possibilidade de anexar fotos e vídeos diretamente ao registro da denúncia. 

Além disso, as imagens gravadas pelas câmeras dentro dos coletivos podem ser rapidamente coletadas com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) para  contribuir com investigações policiais junto à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). Somente nestes últimos três meses de operação, a ferramenta já registrou a marca de 151 denúncias coletadas em Fortaleza e colabora com a identificação de suspeitos de importunação sexual no transporte público.

DADOS REGISTRADOS NOS ÚLTIMOS 3 MESES

Dados registrados entre setembro e dezembro de 2022 na ferramentaDados registrados entre setembro e dezembro de 2022 na ferramenta (Imagem: NINA).

Desde seu lançamento em setembro deste ano, a  NINA registrou dados significativos acerca da violência de gênero na mobilidade urbana do município de Fortaleza:

  • 80% dos casos de assédio e importunação sexual no transporte coletivo foram sofridos por mulheres (no total, 112 vítimas);

  • 78% das denúncias foram feitas pela própria vítima (118 denúncias);

  • 77% das incidências de importunação e assédio sexual foram registradas dentro dos ônibus (117 ocorrências);

  • 46% dos casos aconteceram no turno da noite (68), 28% pela manhã (43) e 26% pela tarde (40); 

A ferramenta chama atenção ainda para os dados relativos ao turno das ocorrências, que indicam que é mais frequente mulheres serem assediadas no período noturno. O horário tende a ser bem mais perigoso e vulnerável para as fortalezenses pois é o momento em que elas estão voltando para suas casas após o trabalho, faculdade e lazer.

ASSÉDIOS MAIS RELATADOS

É importante que vítimas e testemunhas saibam que assédio sexual é qualquer ato com conotação sexual realizado sem consentimento e que cause vergonha, intimidação, desconforto ou insegurança à vítima. Munidos dessas informações, elas podem identificar e denunciar com mais rapidez quando situações como essas acontecem. No ranking dos casos mais relatados na NINA estão:

Assédios mais relatados pelas vítimasGráfico dos tipos de casos mais relatados na NINA de setembro a dezembro de 2022 (Imagem: NINA).

  • 1º - Encoxamento/apalpamento (57)

  • 2º - Outros (31)

  • 3º - Intimidação (22)

  • 4º - Se tocando/mostrando (21)

  • 5º - Perseguição (12)

  • 6º - Fotos não-autorizadas (7)

DENÚNCIAS EM TEMPO REAL

Apesar de cerca de 60% das denúncias de assédio e importunação sexual serem feitas após o ocorrido, as vítimas e testemunhas também podem denunciar situações de assédio sofridas no interior dos ônibus, terminais e pontos de parada em tempo real. Para isso, é preciso que a vítima faça previamente seu cadastro junto à ferramenta NINA, através do Whatsapp 85 9 3300-7701. Na hora de denunciar, é importante também fornecer o máximo de informações sobre o ocorrido, principalmente o número do veículo, horário, linha, local e se possível, fotos e vídeos ao registro para facilitar a identificação do agressor.


Passo a passo de como fazer a denúncia na NINAPasso a passo para realizar uma denúncia na NINA 2.0 (Imagem: NINA).

Feito isso, a pessoa denunciante recebe em seu e-mail um documento com todas as informações fornecidas no registro e orientações para atendimento psicossocial e as delegacias mais próximas. É importante ressaltar que a NINA atua como o canal padrão de denúncias de importunação sexual nos transportes coletivos de Fortaleza (CE), como parte do ‘Programa de Combate ao Assédio Sexual no Transporte Público’, portanto a denúncia em nossa ferramenta não substitui a formalização do registro de Boletim de Ocorrência junto à polícia para que haja a devida criminalização do agressor.

Porém, através da denúncia registrada na NINA 2.0, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) dispõe de um banco de dados capaz de mapear e guardar imagens do interior dos ônibus ou dos terminais, com o intuito de que as mesmas sejam cedidas e utilizadas como provas durante o inquérito policial.

MAPA DE CALOR E PARADA SEGURA

Mapa de Calor NINA 2.0 em FortalezaMapa de calor de casos de assédio na mobilidade urbana dos últimos 3 meses em Fortaleza (Imagem: NINA)

Através dos dados coletados pelos registros das denúncias, a NINA é capaz de gerar um mapa de calor das regiões com maior incidência de casos de assédio na cidade. Munidos dessa informação, a Prefeitura de Fortaleza pôde viabilizar a criação de diversos protocolos e políticas de combate ao assédio e à violência de gênero no município até agora. Um exemplo disso, é o projeto Parada Segura, fruto direto do levantamento destes pontos inseguros realizado pela tecnologia NINA.

Parada Segura em FortalezaO ponto recebeu câmera de videomonitoramento, wi-fi, reforço na iluminação, acessibilidade e contará com ações de segurança cidadã para garantir mais proteção aos usuários (Foto: Marcos Moura)

Viabilizado em parceria com a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) e executado pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a Parada Segura é uma política pública que promove a instalação estratégica de mais iluminação, câmeras de videomonitoramento e sinal de Wi-Fi gratuito nas paradas de ônibus, além de outras iniciativas que têm auxiliado no enfrentamento ao assédio. De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, até 2024 serão construídos 200 pontos de ônibus nesse modelo.

O IMPACTO DA NINA ATÉ AQUI

Desde o lançamento da NINA em Fortaleza, o município deu um novo grande passo para construir cidades mais inclusivas, inteligentes e livres de violência de gênero. A cidade que já é referência em tecnologia e ocupa o primeiro lugar nacional no eixo de Tecnologia e Inovação no Ranking Connected Smart Cities 2022 foi convidada, em outubro, para a 6ª Cumbre Ibero-Americana de Agendas Locais de Gênero, em Barcelona, na Espanha, para apresentar o impacto positivo da NINA no município.

O convite foi feito pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e quem apresentou a contribuição da tecnologia para a cidade foi o Prefeito de Fortaleza, José Sarto. “Para construirmos cidades mais inclusivas, precisamos de políticas que assegurem dignidade às mulheres em seus deslocamentos. E demos um importante passo em Fortaleza com a ferramenta Nina, que denuncia o assédio sexual no transporte público e acaba de ganhar versão atualizada”, destacou Sarto.

Para Denise França, estudante e usuária do transporte público de Fortaleza, a nova atualização da NINA, através do whatsapp, trouxe praticidade e mais segurança para realizar as denúncias de casos de assédio.

“É bem interessante e bem prático o aplicativo. As mulheres têm que ter coragem, tem que ter atitude, não ter medo e ter coragem de denunciar”, conta Denise França.

Os resultados alcançados com a nova versão da ferramenta neste trimestre, são vistos por Simony César, fundadora e CEO da NINA, como um momento muito otimista para a segurança de mulheres na mobilidade urbana. “É notável que a ferramenta está mais difundida no Whatsapp e isso reforça a confiança que a população de Fortaleza tem no trabalho da NINA. É importante destacar que vítimas e testemunhas, homens, mulheres, pessoas cis, trans e não bináries devem fazer a denúncia, porque com base nesses dados a cidade e os órgãos do município podem agir previamente e emergencialmente na construção de uma mobilidade urbana segura para mulheres e consequentemente para todes” comemora Simony.

Compartilhar: